terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sobre o Instituto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Com tradição centenária no ensino técnico-profissional e há mais de uma década no ensino superior, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mercado de trabalho.


O IFBA é uma instituição comparada às universidades, mas possui uma estrutura diversa e muito mais ampla. Opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Hoje, dispõe de graduações, como os cursos superiores de Administração, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia Industrial Mecânica, e de pós-graduação, como o mestrado em Engenharia Mecânica. Possui, ainda, 25 grupos e 190 bolsas de pesquisa. Com desenvolvimento de pesquisa aplicada, também contribui para a cultura empreendedora e tecnológica do estado.

Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, o objetivo é que, até o final de 2010, o IFBA englobe os 9 campi já existentes - Salvador, Camaçari / Núcleo Avançado em Dias D´Ávila, Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista / Núcleo Avançado em Brumado, Eunápolis, Barreiras e Porto Seguro, além dos novos campi que serão implantados em Feira de Santana, Jequié, Ilhéus, Jacobina, Irecê, Paulo Afonso, Seabra e Bom Jesus da Lapa, totalizando 17 campi.

100 anos de educação profissional – O IFBA, em conjunto com as instituições que compõem a Rede Federal, comemora, em 2009, o Centenário da Educação Profissional e Tecnológica. Criada a partir do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, com a implantação de 19 Escolas de Aprendizes Artífices, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completa um século de ensino profissional gratuito aos brasileiros.

A partir deste ano, será promovido um ciclo de eventos voltados para a reflexão sobre a formação da mão-de-obra brasileira. Novas escolas estão em construção em todas as regiões do país. A meta é atingir, em 2010, 354 escolas técnicas e 500 mil vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário